quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ORQUÍDEAS TERRESTRES

CLASSIFICAÇÃO DE ORQUÍDEAS
As comunidades de orquídeas terrestres da região já descobertas não tenho conhecimento da classificação exata sobre a espécie pertencente, se houver pessoas que podem auxiliar escrevam, que toda ajuda é bem vinda. Seguirão as fotos a quem possa interessar. 

Possivelmente Sarcoglottis.
Esta planta tem um bulbo ou pseudobulbo, porém acredito que seja um bulbo, por que ela brota a parte vegetativa apenas no período quente, quando se apresentam as condições propícias, época de chuvas e temperatura quente, sob sombreamento ao entorno de 60%, emite a parte vegetativa e desenvolvem simultaneamente o pendão floral, a partir disso floresce, apresenta flores delicadas de cor branca, e na primeira geada desaparece tomando a forma comparada a uma batatinha (bulbo), desaparecendo a parte vegetativa, localizada em solos com umidade moderada e na presença de alta concentração de matéria orgânica e depósito de folhas. As raízes são frágeis, apresentam pilosidade que busca locais com umidade mais intensa e folhas decompostas, estas raízes apenas fixam a planta mantendo a ereta. As folhas são largas, com pecíolo de coloração arroxeada, muito macias e frágil.     
 
   
Estas plantas desenvolvem-se semelhantemente a “Sarcoglottis”, localizadas sob vegetação mais densa, e às vezes totalmente exposta a luz do sol, não apresenta folhas desenvolvidas, muito parecida com uma taquara, a primeira com flores rosadas minúsculas, a segunda apresenta flor que em dado período apresenta-se perfumada, a coloração da flor é esverdeada, com labelo peludo, esverdeado, branco com listras arroxeadas, altura entorno de 55 cm, pode estar sob vegetação e encontrada até em locais sem muita Matéria Orgânica, em meio a gramados, terrenos com rochas semi-expostas, úmidos a secos expostos diretamente a luz solar. Tudo indica que se propaga via sementes, e por bulbos (batatinhas), que se desenvolvem praticamente junto ao pendão floral, que estão localizadas próximas ao bulbo principal, este bulbo principal pode emitir um ou até três pendões florais. E não tem folhas desenvolvidas.
Esta foto abaixo, é de uma espécie encontrada em locais sombreados entorno de 60%, sua flor não muito atraente, já a folhagem pode apresentar-se rajada como a grande e outra totalmente verde, planta pequena com tamanho entorno de 12cm de altura, emite pendão floral com aproximadamente 30cm, localizada em solos úmidos, que apresentam alto teor e  depósito de material orgânico, raízes equilibradoras, por que não se fixam no solo, apenas mantém a planta de pé, buscam locais úmidos e apresentam uma alta pilosidade, e pouquíssima capilaridade, são grossas. 




2 comentários:

  1. Quanto a 1ª orquidea, acima, tenho ela no meu sítio em Campo Largo no Paraná, é exatamente conforme a sua descrição, e também não encontrei a ID.Apenas o bulbo é branco semitransparente e de aparencia aquosa.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Acho que a primeira é uma govenia utriculata, a segunda é, com certeza, uma galeandra beyrichii e a terceira é uma stigmatosema polyaden.

    ResponderExcluir